fbpx
Blog da Luni

Como fazer uma festa do pijama perfeita em 8 passos!

Quer garantir que sua festa do pijama seja perfeita? Siga nossos 8 passos a seguir:

  1. Pensar nos espaços disponíveis para a festa do pijama

  2. Fazer a lista de convidados da festa do pijama

  3. Pensar em como acomodar as crianças, sobre alimentação e entretenimento para a noite do pijama

  4. Providenciar um “save the date” para calcular a quantidade de crianças que confirmaram interesse

  5. Definir as lembrancinhas

  6. Contratar os prestadores de serviço envolvidos na festa do pijama e enviar o convite oficial

  7. Definir as comidas, bebidas e guloseimas

  8. Montar uma programação da festa do pijama com brincadeiras, horário de alimentação, banho e filme para encerrar a noite.

 

    Festa do filho ou da filha se aproximando e eles já começam a sonhar com sua festa de aniversário, e a festa do pijama é uma das queridinhas do momento. 

    Pra você que se sente perdida/o e não sabe por onde começar a organizar a festa que seu/a filho/a tanto te pede, produzimos este passo a passo para que esse momento seja inesquecível e fique para sempre guardado nas memórias felizes das nossas crianças. Confira o que sugerimos que você providencie:

 

  1. Pensar nos espaços disponíveis para a festa do pijama

    Antes de qualquer providência, deve-se pensar nos espaços onde a festa do pijama pode ser realizada. Em qualquer opção, é imprescindível a presença constante de um responsável durante o evento. Podem ser os pais do aniversariante, ou até mesmo monitores contratados para essa finalidade. As ideias mais comuns de espaços são:

 

  • Na sala ou em outro cômodo da casa
festa do pijama lilás
Festa do pijama da Luni

   

    É o local mais óbvio, em que pensamos logo de cara para uma festa do pijama acontecer. Isso porque esse é um tipo de festa bem íntima, em que, normalmente, os melhores amigos e parentes mais próximos são os convidados. Eles já fazem parte do dia a dia da criança e o ambiente já é um local conhecido de todos.

  Muitas vezes, pequenas providências precisam ser tomadas pelos anfitriões no dia da montagem da festa do pijama, tais como afastar os móveis ou mudá-los de cômodo. Isso vale para as mesas de centro, sofás, camas, aparadores, etc. Nada que não possa voltar ao seu devido local após a festa acontecer.

    Receber os convidados em casa é uma delícia, mas nada impede que o espaço possa ser delimitado. Com acesso restrito, as crianças podem ocupar somente a sala e o quarto do aniversariante, por exemplo.

festa do pijama meninas
Festa do Pijama da Luni

   Tendo sempre um responsável por perto (pais e/ou monitores), tudo sempre dá certo!

    Entretanto, um ponto contra para essa escolha é o fato de que nem todos os pais querem bagunça dentro de casa, até porque, muitas vezes, não contam com ajuda para arrumar e limpar tudo no pós-festa. É importante considerar que bagunça nesse tipo de festa é inevitável, pelo menos um pouco sempre vai ter.

 

  • No salão do prédio

    O salão do prédio é um dos locais pelo qual os pais mais optam para realizar a festa do pijama dos filhos. É um local espaçoso que consegue acomodar uma quantidade maior de crianças, além de contar com um mobiliário básico como mesas para os parabéns e comidinhas, bem como a cozinha livre de objetos, prontinha para receber os itens da festa do pijama que precisam ficar acondicionados na geladeira, por exemplo.

festa do pijama amarela
Festa do pijama da Luni

    A proximidade com o playground ou áreas maiores para as crianças brincarem sem dúvida nenhuma é um dos principais atrativos do salão de festas no prédio.

    Mas é importante planejar, pois não são todos os condomínios que permitem festas que virem a noite em seus salões. Uma dica muito legal é a de explicar melhor ao síndico responsável do que se trata esse tipo de festa, que as regras de silêncio e de não incomodar vizinhos serão rigorosamente cumpridas. Mostre fotos, fale um pouco das etapas da festa e quantidade prevista de crianças. Muitas vezes, a negação é baseada na total falta de conhecimento desse tipo de evento. Também é imprescindível cuidar para que o que foi prometido seja cumprido, para que outras festas do pijama sejam permitidas no salão depois. É igualmente importante reservar a data do uso o quanto antes.

    Um contra desse tipo de espaço é a provável falta de banheiros completos, muitas vezes as crianças em sistema de revezamento precisam subir ao apartamento para tomar banho. Outro ponto não favorável é a luminosidade natural excessiva do espaço. O fato de as crianças dormirem tarde pode fazer com que elas queiram estender o soninho, o que não é possível, pois ao amanhecer o sol aparece muito cedo.

 

  • Em um hotel
festa do pijama em hotel
Festa do Pijama em Hotel Transamérica São Paulo

    Essa é uma opção que vem caindo no gosto da garotada e suas famílias. Os hotéis conseguem atender muitas crianças simultaneamente, oferecendo toda a estrutura física de acomodações, e toda a parte de alimentação. Os pais realmente não precisam se preocupar com nada além da contratação diretamente com o hotel e com a empresa de locação de itens e de recreação para a noite do pijama ser um sucesso completo. 

     Alguns hotéis ainda oferecem outros diferenciais, como os que são em estilo Resorts urbanos, que possuem entretenimento completo, como piscina, gramado, campo de futebol e quadras de tênis e basquete.

pool party hotel da luni

 

    A turma de crianças que já está acostumada a frequentar festas do pijama de amigos, com certeza vai se encantar com mais essa possibilidade de local!

    Um contra desse tipo de espaço pode ser o valor, que não costuma ser baixo, e a relativa impessoalidade em receber os convidados em um local que não é a própria casa do aniversariante.

  • Locar um espaço privado

    É uma opção quando é grande a quantidade de crianças, quando o espaço disponível em casa é pequeno e/ou os pais não querem bagunça onde moram.

festa do pijama futebol
Festa do pijama da Luni

   São muitas opções de locais privados, com ou sem serviços agregados. Vale a pesquisa!

    Além dos salões de festas comuns da sua região, entram nessa categoria alguns buffets infantis que aceitam realizar a festa do pijama e oferecem pacotes com alimentação. Também são exemplos os estúdios de fotografia que têm estrutura física para esses eventos, além dos spas infantis, salões de beleza, casas de brincadeiras, etc.

    Aqui vale também a dica que demos anteriormente, no item sobre salões de festas nos condomínios. É válido apresentar ao responsável do local todas as informações sobre o evento que pretende realizar. Estabelecimentos privados podem, inclusive, conhecer um novo nicho de mercado que sequer sabiam que existia.

   Um contra para o espaço particular é em relação à estrutura física disponibilizada que pode ou não ter banheiros completos para as crianças tomarem banho. E a contratação de segurança, funcionários para limpeza, e outros, para o horário todo da festa pode ser necessária, o que elevaria um pouco o custo total da festa do pijama.

  1. Fazer a lista de convidados da festa do pijama

    Após a pesquisa quanto aos locais possíveis para a festa do pijama acontecer, chegou a hora dos pais fazerem junto com os filhos a lista de convidados para a festa. Essa lista pode variar de tamanho dependendo da quantidade de primos e amigos.lista de convidados    Se o espaço disponível para a festa é menor, a lista precisa ser, necessariamente, mais enxuta. E é preciso ter muito jogo de cintura para não chatear os conhecidos que não foram convidados. Afinal, somente os mais próximos serão escolhidos.

    Quando a vontade é a de chamar todos os amigos do prédio, da escola e primos, o espaço também precisa ser condizente. E é importante ter muito cuidado também para não faltar ninguém na lista, pois com vários convidados a serem chamados, o esquecimento é bem comum.

menina-sozinha-crianca

   Muitas vezes, existe a dúvida se os irmãos/ãs do aniversariante irão participar da festa. E nada como o diálogo em família para fazer uso das opções disponíveis.

As ideias são:
  • combinar que cada irmão terá sua própria festa na época de seus aniversários e que cada um poderá convidar quem quiser, sem interferir na festa do outro;
  • O irmão/ã poderá participar sem problemas e ficar junto com os demais, ou até mesmo ser contratado um kit de dormir ou cabaninha só para ele/s se for necessário;
  • O irmão/ã poderá participar somente das brincadeiras e deverá dormir com os pais;
  • E uma última opção, seria levar o irmãozinho ou irmãzinha para dormir na casa da vovó, da madrinha ou da titia e manter sua rotina por lá sem interferências.
  1. Pensar em como acomodar as crianças, sobre alimentação e entretenimento para a noite do pijama

    Escolhidos os espaços viáveis e com a lista de convidados em mãos, chegou a hora de refletir sobre como as crianças irão dormir, se será contratada uma recreação para a festa, se os pais cuidarão da alimentação ou se vão contar com a ajuda de um buffet – que será sempre bem-vinda.

    É a fase dos primeiros contatos e de pesquisa dos fornecedores, com a decisão se será contratada uma empresa de festas do pijama infantis com a locação de cabaninhas, tenda gigante, ou somente os kits de colchonetes para as crianças. Dependendo do orçamento, podem ser usados colchões da casa ou somente colchonetes. Com a contratação de uma empresa especializada, tudo vai ficar harmonioso na decoração, evitando faltar algo para alguma criança.

festa do pijama simples
Kits de dormir da Luni

   É extremamente importante que os pais se certifiquem de que as empresas contratadas sejam idôneas, com boas referências e sem reclamações no mercado. O Google ajuda muito nessa verificação. Pesquise!

    Os itens locados para festas do pijama de empresas especializadas, a contratação de recreação profissional, decoração exclusiva ou buffet não são imprescindíveis, tudo pode ser providenciado pessoalmente pela família anfitriã. Mas deve-se sempre levar em consideração que é uma festa que dura em média 16 horas, o que a torna muito divertida, mas bem exaustiva também. A energia da criançada já é conhecida, mas quando juntas, ela se potencializa e muito, hehehe!. O valor investido em uma “ajudinha” pode ser o melhor gasto de todos nesses momentos.

  1. Providenciar um “save the date” para calcular a quantidade de crianças que confirmaram interesse

    O “save the date” é um pré-convite para a festa do pijama. O momento em que os pais do aniversariante enviam um aviso sobre o evento, sua data e horário por e-mail, WhatsApp ou até mesmo por um telefonema. Ele é muito importante para a confirmação da presença o quanto antes. O que facilita a contratação prévia dos itens para a festa e sem desperdícios.

  Dependendo da idade das crianças, é interessante os pais do aniversariante entrarem em contato direto com os pais dos convidados, pois muitas delas nunca dormiram ou não têm o costume de dormir fora de casa ainda, e essa atenção faz com que os pais sintam que seus filhos serão bem acolhidos no dia, e que eles terão fácil acesso de comunicação durante a festa.

    É muito legal a ideia de fazer um grupo de pais no Whatsapp para gerar essa proximidade, para eventuais dúvidas e também para enviar fotos durante o evento. O fato é que os pais adoram participar de alguma forma e a curiosidade de saber como seus filhos estão se comportando sempre existe.

  1. Definir as lembrancinhas

  Toda criança que vai à uma festa sempre espera ganhar uma “lembrancinha” ao final. E até mesmo um simples saquinho com balas já a deixa muito satisfeita.

    Mas muitas vezes, os anfitriões querem e podem ir muito além. E no mercado hoje existe uma infinidade de possibilidades para o evento, como pijamas personalizados, kits de higiene, almofadas, máscaras de dormir, chinelos, bolsas, mochilas, etc. São chamadas de “lembrancinhas”, mas podem se tornar verdadeiros presentes para os convidados.

kits personalizados festa do pijama
Lembrancinhas personalizadas da Luni

    Com a lista dos convidados confirmados em mãos, é possível avaliar o que pode ou não ser contratado de acordo com o valor que se deseja investir.

    Outra questão muito importante a que os anfitriões precisam se atentar é o prazo de produção requerido para cada um dos produtos. O pedido precisa ser efetivado dentro de um período que permita que fique pronto até a festa.

  1. Contratar os prestadores de serviço envolvidos na festa do pijama e enviar o convite oficial

    Chegou a hora de decidir quais são os melhores prestadores de serviço. Geralmente são aqueles que passaram mais confiança e deram mais atenção durante os contatos feitos. Isso com certeza vai se refletir antes, durante a após a festa acontecer. Mais uma vez, precisamos destacar a necessidade de as empresas contratadas serem idôneas. Cansamos de ver no mercado pais desesperados com empresas que não cumpriram seus prazos.  Fique atento, “o barato pode sair caro’, já dizia o ditado.

    Contratados os serviços necessários, pode ser enviado o convite oficial que confirma tudo que já foi mencionado no pré-convite. Aqui pode ser destacado que a criança não precisa trazer o pijama ou kit higiene no dia, por exemplo. Pois os pais fazem questão de presenteá-las com esses itens. Inclusive, as “lembranças” podem ser o próprio convite. Qual criança já não se sentiria no clima da festa ao receber seu pijama personalizado antes mesmo de tudo começar?

    Não custa também enfatizar que as informações primordiais em um convite são: nome, idade, data, endereço completo, número de contato, e horário em que começa e termina a festa, para que os pais possam buscar as crianças. É importante também perguntar sobre restrições alimentares ou medicações que precisam ser tomadas em horário específico.

  1. Definir as comidas, bebidas e guloseimas

  Caso não seja contratado um buffet na etapa da definição dos fornecedores, temos ótimas dicas para te ajudar na definição da alimentação.

    As festas costumam começar por volta das 18 ou 19 horas, e terminam por volta das 9 ou 10 horas da manhã. Então precisamos pensar no jantar, lanchinho antes de dormir, bebidas, café da manhã e hora dos parabéns.

    Para o jantar, o ideal é que seja oferecido algo simples e fácil de comer, afinal, a brincadeira não pode parar. As sugestões são: salgados assados que podem ser facilmente esquentados no forno, pedir pizzas de sabores tradicionais como muçarela e calabresa, uma massinha simples e gostosa com molho vermelho e queijo ralado.

    Os lanchinhos podem e devem ser simples, com opções como a pipoca, pão de queijo e mini sanduíches que podem ser encomendados, por exemplo,  na padaria mais próxima, ou até mesmo preparados em casa, com muito carinho. As bebidas que não podem faltar são água e suco (de preferência naturais). Isso porque não são todas as famílias que consomem refrigerantes. É importante se atentar à essa informação e outras solicitadas no convite sobre as restrições. O mesmo acontece com as guloseimas que as crianças adoram como balas, marshmallows e chicletes. A família decide se vai oferecer ou não.

    O café da manhã oferecido também é bem básico, normalmente com um achocolatado, suco, pãozinho, frios, frutinhas e bolo simples.

    A hora tão esperada dos parabéns pode ser à noite após o jantar, ou no café da manhã. O que não pode faltar é o bolo preferido do aniversariante e os brigadeiros enrolados ou de colher.

  1. Montar uma programação da festa do pijama com brincadeiras, horário de alimentação, banho e filme.

    Essa é a parte mais divertida para as crianças, escolher as brincadeiras que farão parte da sua festa do pijama. Elas podem ter uma ordem já pré-definida, ou conforme o gosto das crianças. O importante é ter uma lista com ideias de brincadeiras sempre prontinha para ser posta em prática. Mesmo com a contratação de monitores, é importante especificar quais são os gostos e preferências do aniversariante.

    Crianças quando estão entretidas praticamente “se esquecem” de comer ou beber água, por isso também a presença e interferência de responsáveis é importante. Estabeleça horários para que todos deem uma paradinha e se alimentem, para voltar para as brincadeiras rapidinho.

No final do dia

    As crianças podem tomar banho, colocar o pijaminha, escovar os dentes e assistir a um filminho já deitadas em suas caminhas. É uma dica infalível para as crianças conseguirem se acalmar e dormir. Muitas não chegam ao final do filme de tanto cansaço. Mas sempre tem aquelas mais animadas que ficam acordadas a noite inteirinha…hehehe! Os responsáveis podem ajudar para que as crianças mais animadinhas não atrapalhem as outras que estão descansando, ou o ciclo de dorme e acorda não terá fim!

    Ao acordarem, as crianças tomarão um café da manhã bem gostoso e simples, brincarão mais um pouco enquanto aguardam os pais buscarem para ir para casa. E assim a festa termina com “gostinho de quero mais”!

   Conclusão

O que deve reinar nesse tipo de festa é a praticidade para os pais e a alegria de ver seus filhos felizes, pois o que realmente vai importar para as crianças é a diversão com os amigos e a farra que não tem hora para acabar!

    Esperamos que aproveitem as dicas e podem contar com a nossa empresa Luni Comemorações Personalizadas no que precisarem!

Deixe seu comentário e sugestões abaixo e até o próximo post!

 

Summary
Como fazer uma festa do pijama perfeita em 8 passos!
Article Name
Como fazer uma festa do pijama perfeita em 8 passos!
Description
Reunimos aqui neste post tudo que você precisa fazer e seguir para sua festa do pijama ser um sucesso! São 8 passos fundamentais que você precisa conhecer.
Author
Publisher Name
Luni Comemorações Personalizadas
Publisher Logo
Facebook
WhatsApp
Pinterest
Email
Print

Você também pode querer ver:

Decoração de mesa

Fornecedores Essenciais para sua Festa

Planejar uma festa envolve decidir entre conduzir os preparativos pessoalmente ou contratar fornecedores especializados para evitar imprevistos. Profissionais como organizadores de eventos, recreadores infantis e buffets são essenciais. A pesquisa de referências e a atenção aos detalhes garantem uma celebração bem-sucedida, permitindo que os anfitriões aproveitem os momentos com os convidados.

Leia Mais