As festas infantis são sinônimo de muitas brincadeiras e aquela bagunça boa, sinal de quem está se divertindo na comemoração! O mesmo acontece nas festas do pijama, e em horário estendido, começando de noite, com término no dia seguinte de manhã.
E assim como cada detalhe no planejamento da festa, a higiene é tema fundamental, seja nos cuidados com as próprias crianças e organizadores, como com a limpeza do espaço, antes e depois da festa.
Os hábitos de higiene pessoal são fundamentais para a prevenção de doenças, pois evitam a proliferação de vírus e bactérias. Essa importância ficou ainda mais evidente com a pandemia do novo Coronavírus, mas é uma preocupação que sempre deve ser motivo de atenção de todos.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para mantermos a higiene nas festas, veja só!
1) A higiene das crianças convidadas
O primeiro passo ao pensarmos em garantir a higiene é começar pelas crianças, que vão dividir o mesmo espaço por horas, principalmente em uma festa do pijama.
Uma maneira de auxiliar as crianças nos hábitos de higiene durante a comemoração é entregar, para cada uma, um kit higiene que contenha objetos como escova de dente, toalhinha, álcool em gel, sabonete líquido e pente.

Aproveite para personalizar cada objeto com o tema da festa, ou com a data e nome da (o) aniversariante, pois aquele kit ficará guardado como uma lembrancinha bem especial.

No momento de iniciar a festa, uma sugestão é indicar para as crianças, principalmente para as mais novas, o que é esperado durante a comemoração. Por exemplo, qual o horário para escovar os dentes antes de dormir? Informe ainda a necessidade de levar as mãos várias vezes e de usar a toalha e outros objetos de higiene individualmente, sem compartilhar com os amigos.
2) Como estimular os bons hábitos?
Para incentivar uma boa higiene entre as crianças mesmo durante a festa, quando elas querem brincar e aproveitar cada momento, há atividades que podem ajudar nessa tarefa de uma forma mais leve.
Quem não se lembra da música com o refrão “lava uma mão, lava a outra”, música de Arnaldo Antunes no Castelo Rá-Tim-Bum? O programa infantil da TV Cultura é da década de 90, mas ainda hoje está na lembrança de diferentes gerações.
E que tal ensinar a música para as crianças mais novas? Elas também vão adorar, incentivadas a lavarem as mãos em ritmo de brincadeira.
Do mesmo programa, aliás, há o ratinho tomando banho e escovando os dentes. O personagem, também de muito sucesso, ensina as crianças sobre a importância dos hábitos de higiene de uma forma lúdica e bem divertida!
3) A limpeza dos espaços
Ninguém duvida da importância da higiene pessoal, mas de nada adianta incentivar esses hábitos se não houver também a preocupação com a limpeza do espaço em que irá acontecer a celebração. Os cuidados devem ser redobrados em uma festa do pijama, quando as crianças dormem bem próximas.

Por isso é fundamental cuidar da limpeza antes e após e festa, tanto do ambiente como de cada objeto pessoal a ser utilizado, como os lençóis, mantas, máscaras de dormir, e utensílios usados nas refeições, caso a opção seja por evitar os descartáveis. Higienize devidamente cada elemento da festa.
4) A escolha dos produtos de limpeza
É importante escolher bem cada produto que será utilizado na limpeza, de acordo com a função de cada um deles, e pensando no antes e depois da festa.
Esse planejamento vale tanto para uma festa em casa como no salão do condomínio, por exemplo. Pesquise os produtos de boa qualidade, bom custo-benefício, com fragrâncias que não sejam muito fortes e produtos que não tenham um impacto negativo ao meio ambiente.
A disposição dos elementos na festa e a escolha da quantidade de objetos decorativos podem facilitar a limpeza após o fim da celebração. O mesmo vale para o planejamento pré-festa, para deixar tudo pronto para receber as crianças, com toda a higiene e segurança necessárias.
E então, com estas dicas, que tal iniciar o planejamento da próxima festa?