Nossa vida está cada vez mais corrida. São tantas tarefas, que mal vemos o dia passar e, muitas vezes, o mais importante acaba ficando em segundo plano: a convivência e criação de laços afetivos fortes com nossos filhos.
Entretanto, essa necessidade de se conectar às crianças não significa apenas a presença física, mas momentos de cumplicidade na relação dos pais com os filhos.
Apesar de ser um desafio, seja quando pensamos nas relações antes, durante e mesmo no pós pandemia, há algumas formas de mudar nosso comportamento de uma forma simples. Veja algumas ideias!
1) Tenha um momento só para vocês
Desconecte-se do celular um pouco. Aproveite os momentos com as crianças sem pensar naquela mensagem a ser lida no aplicativo de mensagens, ou nas novidades dos amigos nas redes sociais. Até porque esse comportamento pode passar uma ideia para a criança de que aquela atividade em família não é a mais importante.
Caso haja a necessidade de acompanhar uma mensagem ou informação no celular, seja devido ao trabalho ou compromisso importante, vale a pena explicar essa situação para criança, de maneira simples, se for necessário pausar a atividade. Esse também será um aprendizado para as crianças, sobre os momentos certos de se desconectar das redes virtuais, e se conectar com o que está acontecendo à nossa volta.
2) Uma festa do pijama intimista
Já pensou em preparar uma festa do pijama com os filhos, mesmo quando não há a possibilidade de chamar convidados? Isso mesmo, de maneira simples, mas muito divertida, monte a cabaninha na sala e chame os filhos para a brincadeira. Seja um filho único, irmãos, ou com aqueles primos mais próximos, não é necessário preparar uma grande festa para garantir a diversão dos pequenos.
Essa é uma ótima oportunidade para se aproximar das crianças em uma brincadeira saudável, dentro de casa. A dica é preparar tudo como uma festa tradicional, com as cabaninhas, bolo, doces e brincadeiras divertidas, como jogo de mímima ou brincar de “stop” e de desenhar.
3) Pequenos detalhes
Em vários momentos é possível estar mais perto das crianças, e de uma maneira simples. Que tal separar um tempo antes de dormir, ou no fim da tarde, para o momento leitura? Adapte a escolha dos livros conforme a idade e gostos dos pequenos. Um dia pode ser o das histórias em quadrinhos, no outro das histórias de aventura.
Vale também revezar quem será o leitor da vez, ou até mesmo optar pela criação de uma nova versão da história, o que também estimula a criatividade das crianças.
Outras atividades, por mais simples que pareçam, se transformam em um verdadeiro momento de recriar os laços com as crianças. Por exemplo, que tal escolher um jogo de tabuleiro ou uma atividade lúdica diferente? Se tiver um pouco mais de espaço em casa ou se você morar em um condomínio aproveite a oportunidade para inventar brincadeiras ao ar livre, que são ótimas para alegrar o dia e fazer as crianças – e os adultos – se movimentarem.
4) Lembranças
Um momento nostalgia também é boa oportunidade para estreitar os laços com as crianças. Há fotografias impressas de quando a criança era mais nova? Ou mesmo outras lembranças, como cartinhas, trabalhos de escola e materiais digitais, como vídeos e selfies? Reúna as crianças para vê-los!
Divirtam-se ao se recordarem de momentos importantes e histórias engraçadas. Essa vai ser mais uma oportunidade para estar bem pertinho das crianças.
5) Atividades Juntos
Mas nem tudo é apenas brincadeira e diversão. Aproveite também os momentos de atividades necessárias, como arrumar o quarto, guardar os brinquedos e fazer a cama, para ter um momento de ensinamento aos pequenos sobre as tarefas do dia a dia. Dessa maneira eles se sentem apoiados e mais independentes.
Além de tudo, por mais que a atividade não sejam tão divertida como uma brincadeira, invente modos de deixar tudo mais leve, e tenha momentos mais próximos com as crianças.
6) Carinho acima de tudo
Entre as dicas, aquela que não deve ser esquecida é a de dar todo o carinho aos pequenos. Por mais atarefados que os pais estejam e com uma rotina corrida, a atenção e o cuidado com os pequenos é fundamental.
O saber ouvi-los e ter um tempo apenas com eles faz toda a diferença na percepção que as crianças têm sobre o laço que as unem aos pais. Aproveite cada momento!
E vocês, o que fazem para se conectar com as crianças?